HQ's

BIOGRAFIA DO BIRA

Ubiratan Libanio Dantas de Araújo.

Nasci em São Paulo, capital em 03/03/1963. Vivi no Rio de 1965 a 1976, quando voltei para São Paulo, capital. Desde 1988 vivo em Campinas/SP.

Trabalho com ilustrações e charges desde 1979. Fui desenhista da revista em quadrinhos "Os Trapalhões" (Bloch) de 1980 a 82 e intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca) em 85, quando fiz parte da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP). Colaborei em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Em Ação (Caterpillar), EATON, IBM, 3M,
Rockwell Fumagalli, Anglo, Bundas e jornais como Retrato do Brasil, Folha da Tarde (SP), Diário do Povo (Campinas), Pasquim21 e jornais Sindicais.

Ilustrei livros pra Ed. Atual (O Caderno de Perguntas de Rebecca) e pra Ática (Curso de Inglês) através da Agência de Design e Editoração Grafos. Sou professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas. Atualmente sou contratado pelo Sinergia e Sindipetro. Publico minhas
charges nos sites www.chargeonline.com.br e www.ccqhumor.com.br. Tenho uma revista virtual (Bira, 20 anos de HQ) no site www.nonaarte.com.br. Fiz tiras em quadrinhos (Sigmóide Frund) em parceria com o cartunista Moretti.

SALÕES DE HUMOR:

Desde 1985 tenho sido selecionado em Salões de Humor Nacionais: Piracicaba, Ribeirão Preto, Araras e Santo André (SP); Belo Horizonte e Caratinga (MG); Rio e Volta Redonda; Piauí; Pernambuco; Porto Alegre, Lageado e Univates (RS); Unacom (DF) e Internacionais: Rússia, Irã, Chipre/Turquia e Carquefou (França).

PRÊMIOS:

Em 1986, recebi o primeiro prêmio em caricatura, no IV Salão sobre Desenho de Humor de Belo Horizonte, organizado pela Sociedade Mineira de Engenheiros; Em 92, recebi menção honrosa na IV Mostra de Humor de Araras (SP); Em 98, no Salão Nacional de Humor sobre fiscalização dos Gastos Públicos (UNACON de Brasília), prêmio Júri Popular-Internet; Em 2000, duas menções honrosas em caricatura no Salão de Ribeirão Preto (SP); 2002: diploma de mérito "Zumbi dos Palmares" concedido pela Câmara dos Vereadores de Campinas/SP pela produção de um gibi sobre a vida de Zumbi; 2003: 19o Prêmio Ângelo Agostini, como melhor cartunista do Brasil em 2002 e primeiro lugar em Caricatura no Salão de Humor do Chipre Ramiz Gökçe; 2004: prêmio Ângelo Agostini de melhor cartunista e menção honrosa em Cartum no Salão de Volta Redonda; 2005: Palestrante no WCC (World Comics Conference) em Bucheon, Coréia do Sul e 2006: Troféu Angelo Agostini.

INFLUÊNCIAS:

Além de Millôr Fernandes (de quem acompanho o trabalho humorístico desde a revista Pif-Paf, claro que na reimpressão), fui muito influenciado pelo time do Pasquim: Henfil, Fortuna, Ziraldo, Jaguar e mestres como Angelo Agostini, J.Carlos, Belmonte, Carlos Estevão, Angeli, Laerte e os estrangeiros Uderzo (Asterix), Quino (Mafalda), All Capp (Ferdinando Buscapé) entre muitos outros.

 

Veja um pouco do trabalho do Bira

 


Comentários no nosso boteco ou por

Retornar a página inicial