Leandro Dóro

Biografia, ou algo assim:

Leandro Malósi Dóro é nascido passo-fundense em 25 de outubro de 1975 - escorpiano do primeiro decanato, portanto tarado e vingativo, mas também inteligente e encantador. Tem, de estimação, uma voraz barriga selvagem. Nutre-a desde a mais tenra infância. Uma vez viu na sala de sua casa um belo e suculento bolo de casamento. Sua mãe e sua avó, doceiras das boas, ouviam-no dizer: "gostoso". Ao chegar na sala, a cobertura de glacê mármore já havia sido devorada pelo bolotinha. Para livrarem-se do incômodo, colocaram-no na escola. Concluiu-a, uns 15 anos depois, aos tropeços e com desenhos pelos cadernos, mesas, paredes, camisas e onde mais fosse possível riscar.

Aos 17 anos, tornou-se cartunista do jornal O Nacional de Passo Fundo, onde tomou litros de café e contou piadas até os 21. Foi funcionário na fundação do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider. Dois meses depois já era repórter do jornal Diário da Manhã, onde entrevistou Luis Fernando Veríssimo, Ziraldo, Ana Maria Machado, Carlos Heitor Cony, Mia Couto e vários outros artistas mais competentes que ele.

Aos 25, fugindo dos cobradores, mudou-se para Porto Alegre. Lançou a revista infantil Gauchinho, distribuída na rede Comercial Zaffari. Em 2002 e 2003 expôs no site Ciranda.net do Fórum Social Mundial. Em 2004 ganhou o concurso de charges do Canal Rural.

Em 2005 participou de exposição de cartunistas brasileiros em St. Just de Le Martell, na França - exposição, esta, que concorre ao Prêmio HQ Mix, o oscar da arte gráfica aplicada brasileira. Foi um dos organizadores e participantes do livro Edição de Risco, livro que reúne 32 cartunistas gaúchos - primeira iniciativa neste sentido desde o lançamento dos livros QI 14 e 14 BIS em 1975 e 1976, respectivamente. Em 2006, foi convidado para integrar livro de charges da Infraero, que será distribuído a Seleção Brasileira em 21 de maio, data da saída da esquadra canarinho para Alemanha. Na mesma data, essas charges serão transferidas para banners a ilustrarem os aeroportos do país. Em junho, essas charges irão integrar exposição de cartunistas brasileiros em Munique, durante a Copa do Mundo de Futebol.

É integrante da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul - grupo fundado por Edgar Vasques e Santiago.

Atualmente trabalha com assessoria de imprensa e almeja ser um novo Maurício de Sousa. Sonhador, esse rapaz.

 

Conheça alguns quadrinhos >>>

Leia Também Guerra

 

Comentários no nosso Boteco ou por

Retorne a página inicial