Os X-Men de Joss Whedon

Muitas vezes as histórias em quadrinhos contrariam todo tipo de lógica que possa se aplicar a outros gêneros de literatura e indústria cultural. Mesmo quando parecem que os responsáveis pelas histórias querem expulsar os leitores da banca, esses, sem qualquer explicação aparente, vêem algo de surpreendente que lhes faça continuar acompanhando cada edição.

O caso mais recente vem sendo protagonizado pelos X-Men de Joss Whedon (criador das séries televisivas Buffy e Angel) e Joe Cassaday (desenhista da ótima hq Planetary). Em meio à toda “reformulação” que a Marvel fez com os títulos mutantes, Astonishing X-Men representa o único ponto de interesse dos leitores, que estão vendo pela enésima vez as idéias do fundo da gaveta de Chris Claremont, além de uma série de bizarrices de outros criadores. Sem contar que ninguém esperava que Whedon fizesse um bom trabalho por pressuporem que ele não conhecia bem os personagens. O que já de cara ele mostrou estar muito longe da realidade. Caso ele não conhecesse tudo, pelo menos fez uma pesquisa muito boa e mostrou isso logo no primeiro número resgatando cenas clássicas dos mutantes.

Curioso é que Whedon fez coisas que poderiam muito bem ser consideradas insultos à inteligência do leitor, como desfazer a morte de Colossus e traze-lo de volta ao lado de Kitty Pride. O casal já havia sido formado na época em que Claremont escrevia bem os títulos mutantes e era acompanhado do talentoso Dave Cokrum nos desenhos. Mas os dois nunca formaram uma relação com que o público se identificasse e o romance não vingou totalmente.

Agora, quem olha o trabalho de Whedon e Cassaday enxerga ali uma combinação de elementos de Colossus e Kitty que os faz um casal perfeito, em termos de ficção. A relação dos dois ganhou ares de obra prima com a oposição de personalidades e características dos dois. De um lado, o enorme, invulnerável e pesado Colossus. Do outro, a jovial Kitty, dotada de uma leveza que lhe permite atravessar paredes.

Mas como pensar que somente Whedon possa ter pensado nessa relação entre os personagens? Se as características dos personagens e seus poderes são basicamente as mesmas desde sua criação, há mais de trinta anos. Talvez, além de esperar o surgimento de um Joss Whedon, tivéssemos que esperar também algum tipo de mudança nestes personagens.

Principalmente com relação a Colossus, os maus-bocados por que passou nas mãos de roteiristas e editores de pouco talento, podem ter contribuído para realçar o ar trágico do personagem. Por mais idiota que tenha sido sua morte, é justamente isso que faz com que os leitores esperem sua volta, para corrigir uma despedida mal feita.

Isso já poderia levar o nome de efeito Hal Jordan, em homenagem ao tão querido Lanterna Verde da DC. Assim como a abordagem de Whedon para Colossus e Kitty Pride, o heroísmo de Hal Jordan que os leitores queriam ver “de volta”, nem existia nos quadrinhos como eles alegavam. O Lanterna Verde teve uma trajetória no mais das vezes sofrível nas revistas, mas por fora delas, no imaginário dos leitores mais fanáticos, o mito da coragem e da vontade inabalável de Jordan se tornou mais forte.

Bastava encontrar alguém que explorasse esse fenômeno peculiar de forma competente. Whedon, com sua sensibilidade de escritor da televisão norte-americana, veio para realçar justamente o lado dramático que permeia as aventuras dos mutantes. Cada diálogo de Surpreendentes X-Men é carregado de emoção como se fosse mesmo uma série de tv para segurar a atenção (e conseqüentemente a audiência) do público a cada minuto.

Sem falar que arte de Cassady potencializa tudo isso. A cena que em que os dois se reencontram é fantástica em todos os sentidos. A arte conseguiu inverter as características dos personagens deixando Kitty fria e paralizada quando vê Peter e fazendo o Colossus frágil, caído ajoelhado, se sentindo um fantasma quando diz pergunta para ela se finalmente está no céu.

Whedon e Cassady criaram o momento perfeito para o finalmente existir de um romance como o de Colossus e Kitty.

 

 

Comentários no nosso Boteco ou por

 

Retorne a página inicial