Décima Fase: Pós-Saga

Por (colaborador)

Ainda chorando a morte da pequena May e do "irmão" Reilly, Peter retoma sua vida e começa a enfrentar novamente os vilões de outrora, novos inimigos e novos tipos de problemas. Ele e MJ se mudaram para a antiga casa em Forest Hills, junto com a tia Anna.
Primeiro, uma dúvida surge às vésperas do julgamento de Jason Macendale, o Duende Macabro: se Ned Leeds, o original, era tão forte como diziam, como é que simples capangas do Estrangeiro o liquidaram? Eles não podiam, não é?

Nisso, Macendale revela em público a identidade do Duende Macabro original. Os repórteres caem em cima de Betty, traumatizada pela visão de seu marido no traje de Duende, brigando com Flash Thompson anos atrás. Betty procura a ajuda de Peter, Mary Jane e Flash Thompson para investigar o caso. Enquanto isso, aquele que parece ser o Duende Macabro original ressurge... invade a prisão e mata Jason Macendale.

Os quatro amigos acabam chegando perto demais e o Duende rapta Betty para lhe contar toda a verdade e matá-la em seguida. Enquanto tudo isso se passa, o Duende é auxiliado por Roderick Kingsley (confrontado por Madame Beladona no passado), o rico empresário que já contratou MJ como modelo e sente prazer em desprezar o irmão, Daniel. O Duende havia manipulado Ned, tal como um capanga seu, Donovan, pelo processo Winkler de lavagem cerebral, podendo manipulá-los a seu bel prazer. Isso inocentava o falecido marido de Betty de todas as acusações. Então, eis que o Aranha surge para salvar sua amiga e consegue, finalmente, desmascarar o Duende Macabro: ele era Roderick Kingsley! Seu irmão, Daniel, se fazia passar por Roderick quando ele vestia o uniforme. O vilão é preso e toda a verdade é dita.

Em seguida, Peter enfrenta Morbius e toda a HIDRA, surge o terceiro Kraven, que mata o Camaleão e se defronta com o Aranha e Calypso. Na Terra Selvagem, Stegron retorna e enfrenta o herói, unido ao Aranha, Hulk, Kazar e outros. Surge ainda um novo Halloween; Shocker e Ardiloso retornam mais poderosos do que nunca... ou seja, tudo vai voltando ao normal.

Enquanto isso, Arthur Stacy, o irmão do falecido George e tio da Gwen, vem para NY com seus filhos, Jill e Paul. MJ entra na faculdade de Psicologia com Jill e Peter começa seu Mestrado, aturando o ranzinza de Paul. Peter evita as perguntas sobre Gwen e entra em atrito com Paul, que acaba se metendo com os Amigos da Humanidade, uma organização racista anti-mutante. Seu ódio pelo Aranha só aumenta.

Logo, o Dr. Octopus retornaria, sem a memória, mas não odiando menos o Homem-Aranha.

Mas o pior ainda estava por vir. Voltando dos mortos, Norman Osborn compra metade do Clarim de Jonah Jameson, ameaçando sua família, e começa a infernizar ainda mais a vida do herói. Passando a ser visto não mais como lunático vilão, mas como honesto filantropo e publicou um livro, "Sobrevivendo à Grande Mentira", para "desmentir" o "Legado do Mal", de Ben Urich. Flash Thompson iria trabalhar para ele após se livrar do alcoolismo e depressão. Manipulando a tudo e a todos, ele irritou Peter o suficiente para fazê-lo cair numa armadilha: o Aranha ataca o "inocente Osborn", que grava tudo em vídeo.

Tempos depois, o corpo do bandido "Joe Z" é encontrado morto num casulo de teia. O Clarim oferece um milhão de dólares pela captura do Homem-Aranha. Começa então a Temporada de Caça: o herói é caçado por todo lunático da cidade, voltam à ativa Aura e Manipulador e muitos outros. Quem não está à sua caça está com medo dele. No meio da confusão, um Duende Verde surge e seqüestra Normie Jr. A provável identidade do vilão seria Harry Osborn, mas isso não foi provado. Aura seria quase morta durante os confrontos e hospitalizada. O Aranha conseguiu trazer de volta Normie e o Duende foi novamente dado como morto.

Logo depois deste episódio, foi hora da Crise de Identidade: para continuar a bancar o herói sem ter metade da cidade atrás dele, Peter adotou quatro novas identidades: Prodígio, Sombra, Ricochete e Vespa. Assim, foi enfrentando os bandidos na maior confusão de sua vida, até que teve de enfrentar a aliança do Conundrum com Halloween. Confrontando-os como Prodígio, o herói mais querido da população, incriminou-os, plantando provas que sugeriram que ambos atacaram Norman Osborn, disfarçados de Homem-Aranha.

O Vespa seria desmascarado pelo Abutre, que percebeu que ele era o Aranha e berrou ao mundo. Ninguém acreditou, exceto Norman Osborn. Ricochete serviu para ele se aproximar da guerra de gangues envolvendo Fortunato e o Tarântula Negra, e o Sombra para ele encontrar o Ardiloso e ganhar sua confiança, convencendo-o a se entregar e confessar o assassinato de "Joe Z." Isso, mais o fato da polícia ter analisado a teia do Aranha e comparado com a do assassino, livrou o herói da recompensa. Assim, uma vez mais, o Homem-Aranha retorna, para confrontar de vez o Tarântula Negra.

Inocentado de todas as acusações, ele tinha agora um outro mistério para resolver. Afinal, quem era o tal "Joe Z"? Então, uniu-se a Jill Stacy nas investigações e ambos acabaram tendo de lutar contra o Touro (na verdade, o irmão do Touro original, dos Executores). No fim, a história toda só serviu para que a adiada conversa com a prima de Gwen acontecesse, saciando todas as dúvidas da jovem e livrando Peter do medo de falar com ela e também com Arthur. Paul não quis mais saber de nada, mas concordava que Osborn era um bandido e, com relação a isso, ficava do lado de Jill.

Enquanto isso, o Rei-do-Crime retorna a Nova Iorque, querendo reassumir o seu lugar. Atacou todo líder criminoso do submundo da cidade, inclusive Norman Osborn. Logo após este conflito, Roderick Kingsley, na prisão, espalha os boatos de que ele detém o diário de Osborn que prova que ele é o Duende Verde. Osborn, não querendo arriscar, livra o inimigo da cadeia para que eles negociem. Kingsley oferece suas indústrias e o diário em troca de liberdade. Roderick ganha tempo aliando-se ao Duende Verde para caçar seu irmão, Daniel. O Aranha se envolve no conflito, como sempre. Mas Norman logo vê que não há diário algum e pretende matar o Duende Macabro, uma vez que já havia feito a transferência das Indústrias Kingsley para seu nome.

Macabro se vê obrigado a fugir e o Aranha salva Daniel, quase conseguindo desmascarar o Duende Verde, não fosse este escapar antes que o herói pudesse ver seu rosto. Kingsley refugia-se no Caribe e provavelmente nunca mais dará as caras, vivendo muito bem graças à sua conta não descoberta por Osborn. Norman e seu lacaio fugiriam mais uma vez, só que este ainda não era o fim.

Enquanto o Aranha se virava com sua bagunçada vida, Osborn estava preocupado com a união de cinco artefatos antigos, cinco pedras que dariam cinco presentes a cinco voluntários: morte, loucura, sabedoria, imortalidade e poder. A Madame Teia retornaria apenas para encontrar a morte. Martha Franklyn, filha de um importante amigo de Osborn, receberia a sabedoria. O Manipulador ganharia a imortalidade e outro amigo de Osborn, Maxwell, ficaria com a loucura. Norman, aparentemente, ficou com o poder.

Foi então atrás de seu odiado inimigo, que já havia sido contatado por Alison Mongrain, a mulher que havia raptado a pequena May e que Osborn tentara eliminar, mas fora encontrada por Joe Robertson e tentava agora desesperadamente chegar aos Parker. Mongrain falou que May estava na casa de campo de Osborn. Mary Jane não acreditou, mas Peter foi até lá, onde encontrou o vilão. No meio do duelo mortal que se seguiu, a tia May ressurge!!!

Sem nada explicar, Osborn desaparece e o Aranha leva a tal senhora para ser analisada por Reed Richards, então já retornado de uma outra realidade onde os heróis perdidos no Massacre se encontravam (onde se passaram os eventos de Heróis Renascem). Richards confirmou: aquela era a tia May e estava com algo em sua nuca que a estava matando.

Enquanto isso, Kaine fugira da prisão e resgatava a pequena May das mãos dos Scriers, sem que ninguém soubesse.

Sem saber o que era aquilo na cabeça de sua tia, o Espetacular Homem-Aranha foi atrás de seu pior inimigo, que por fim lhe explicou tudo... aquela que morrera era uma perfeita atriz, modificada geneticamente com as técnicas de Miles Warren. O que ela não sabia é que seria descartada por Osborn, após este lhe revelar o segredo do herói. Outro plano do vilão para fazê-lo sofrer. Mas Osborn agora tinha o poder e ficara cansado de apenas manipular e atacar sutilmente. Estava planejando a "purificação" de toda a humanidade com uma bomba genética que explodiria caso o implante na tia May fosse retirado.

Vestindo mais uma vez seu uniforme e dispensando seu misterioso lacaio, o poderoso Duende Verde arrasou a cidade tentando matar o Aranha e "conseguiu, desmascarando-o e matando-o na frente do prédio do Clarim”.

Na verdade, tudo ilusão na mente de Osborn, um efeito colateral do poder que adquirira. O Duende foi preso, mas o Aranha teve de segurar o prédio do Clarim, que desmoronava. Num esforço imenso, ele salvou a todos e ainda assim, ninguém reconhecia seu heroísmo, mesmo após todos estes anos, sobretudo o J.J. Jameson.

Deste modo, depois de salvar todo mundo e chegar no hospital a tempo de salvar a tia May, Peter desistiu de vez de ser o Homem-Aranha. No entanto, os Scriers resgataram Norman Osborn, que retornaria tempos depois.

Após alguns meses passados do desaparecimento do Homem-Aranha, surgiu em Nova Iorque um novo vigilante mascarado... um outro herói aracnídeo usando o nome do Aranha, para combater o Escorpião. A identidade do mascarado permaneceu um mistério, enquanto que um misterioso Senador Ward chegava à cidade, provocando um confronto com outro ser mais misterioso ainda, um tal de “Ranger”, também conhecido como Alcance.

Peter estava sobrevivendo como freelancer novamente e Mary Jane voltou a ser modelo. Ambos estavam morando numa cobertura com a tia May, mas nenhum dos dois estava estudando. Peter também conseguiu um emprego na Fundação Científica Tricorp, onde finalmente podia aprimorar seu gênio científico.

Em seguida, o novo Homem-Aranha é obrigado a enfrentar “Shadrac”, um estranho ser flamejante. Na aventura que se seguiu, o Aranha foi vencido e Peter finalmente descobriu quem estava usando seu nome: era Martha Franklyn, a garota que supostamente havia ganhado a sabedoria na Reunião do Quinteto.

Na verdade ela ficara com o poder e, como fã do Aranha, decidiu tomar o lugar do herói enquanto ele havia desaparecido. Com o tempo, esclareceu-se quem ganhou o quê na reunião: Shadrac era na verdade o Manipulador, que havia ficado com a morte e estava sendo controlado por Dolman, um vilão que pretendia recuperar a peça principal do quinteto. O Manipulador estava morrendo lentamente e no fim ele e Dolman acabaram fundidos. A Madame Teia havia ganhado a imortalidade e rejuvenesceu. Morris Maxwell ficaria com a sabedoria e Osborn, logicamente, com a loucura.

Peter agora voltava a ser o Aranha sem que MJ soubesse. Por causa disso ele logo sairia da Tricorp. Martha deu origem à mais nova Mulher-Aranha e, com a ajuda da Madame Teia, se uniria às outras duas Mulheres-Aranhas para enfrentar uma quarta, uma vilã criada pelo Dr. Octopus e que havia sugado os poderes das duas sucessoras de Mattie. No confronto que se seguiu entre as mulheres (com o aranha no meio, é claro), Martha herdou os poderes de todas as Mulheres-Aranhas e se tornou única.

Venom retornaria, mais cruel do que nunca, mas sem a memória. Antes de partir para o confronto com o Aranha, ele rouba o simbionte de Kasady, que havia sido retirado de seu casulo e aprisionado. O Aranha leva uma surra de Venom e em seguida tem de se virar com a nova formação do Sexteto Sinistro: Homem-Areia (o líder, de volta ao crime), o Novo Mysterio (o antigo havia se suicidado), Abutre, Electro, o terceiro Kraven e... Venom!

No confronto que se segue, o Aranha tenta proteger o Dr. Octopus e o misterioso Senador Ward, ao mesmo tempo em que Arthur Stacy tenta assassinar o senador. Sem entender nada, o Aranha luta para sobreviver e os vilões acabam brigando entre si. Venom sente-se traído e arranca um pedaço do Homem-Areia, que seria incapaz de manter sua integridade e se despedaçaria tempos depois. Em seguida, o simbionte insano parte para cima de Electro e cai na armadilha de Kraven. O confronto não revela nem vencedores nem perdedores, mas Ward continua sem revelar seus segredos...

O relacionamento entre Peter e MJ já não estava muito bom, devido ao fato de ele esconder que havia voltado à ativa. Fora isso, um tarado estava ameaçando ambos de morte. O casal estava louco para fazer as pazes, mas parece que o destino conspirou contra ambos. Peter deveria se despedir de MJ antes que ela viajasse para outra sessão de fotos. Mas o herói nunca foi bom em lembrar compromissos e esqueceu o dia. MJ embarcou no avião sem seu marido... para nunca mais voltar. O avião explodiu, aparentemente levando consigo o amor de Peter Parker! Chorando a morte da esposa, Peter mergulhou numa profunda crise (outra): sem dinheiro e sem emprego, não teve como continuar na cobertura, indo morar com Randy Robertson, filho do sempre companheiro Joe Robertson.

Logo depois, Kasady foge da cadeia e, junto com o Aranha, é tragado por um portal rumo ä Zona Negativa. Na transição, Peter acaba tendo seu uniforme modificado e Kasady encontra um novo simbionte. Tornando-se Carnificina novamente, ele se alia a Blaastar, senhor da Zona Negativa, contra o Homem-Aranha e um novo aliado, o Sombra. Depois dos tradicionais confrontos e finalmente conseguirem voltar à nossa dimensão, tanto herói quanto o vilão voltam ao normal... aparentemente.

Tempos depois, um jovem membro dos Scriers, tentando se erguer no poder, rapta Normie Jr. para treiná-lo a fim de assassinar o avô. Entretanto, o Aranha acaba entrando em contato com um “holograma vivo” de Harry Osborn, criado pelos Scriers. Com a ajuda de “Harry”, o Aranha salva Normie e derrota o vilão. Em seguida, o misterioso Duende Verde retorna e entra em confronto direto com o Aranha, finalmente revelando sua história... Norman queria um herdeiro, um filho... e pegou um idiota qualquer para manipular sua estrutura genética e transformá-lo num outro “Harry”. Norman o treinou para que fosse o Duende Verde. Entretanto, a manipulação dos genes estava degenerando o vilão... e ele morreu logo após explicar tudo ao Aranha.

Durante essa história, o uniforme do Aranha acaba sendo roubado. Ele estava dormindo na rua antes de se mudar para o apartamento de Randy Robertson, totalmente vulnerável a qualquer ladrão. Sem um uniforme para combater o crime, ele recorreu ao velho uniforme negro e confrontou Venom uma vez mais. Enquanto brigavam, Eddie não percebeu que sua ex-esposa estava com um profundo medo do simbionte alienígena. Sem saída, Ann suicidou-se. Acreditando que o medo de Ann era do Aranha, mais uma vez Brock culpa o herói pela desgraça de sua vida.

Em seguida, Peter confronta a Nova Geração de Esmaga-Aranhas e recupera seu uniforme e os lança-teias, que haviam sido vendidos para o J.J. Jameson. O herói logo se alia a Wolverine para enfrentar assassinos subterrâneos e depois ao Demolidor e acaba descobrindo que o Novo Mysterio era na verdade Maguire Beck, prima de Quentin Beck, o Mysterio original. Maguire havia assumido também a identidade do Novo Halloween, tempos atrás. Num plano engenhoso, ela confronta o Aranha, Demolidor e “Joe”, o ator que o Aranha havia confrontado muito tempo atrás, no final de sua primeira fase.

Joe Smith era um ator fracassado que havia ganhado seus poderes enquanto gravava um filme. Depois de enlouquecer e confrontar o Aranha, ele nunca mais havia dado as caras até então. Os heróis conseguem prender a vilã, mas uma dúvida fica no ar: se o primeiro Mysterio realmente morreu, o que aconteceu com o segundo, Danny Berkhart?

O insistente Norman Osborn retornaria uma vez mais para atazanar o herói. Recuperando-se secretamente, ele engendra um novo plano e mesmo estando apaixonado pela sua enfermeira, Kolina Frederickson, Osborn não esquece de seu ódio por Peter Parker. Disfarçado, lhe fornece uma pasta de dente que provoca alucinações. Peter usa a pasta sem desconfiar de seu mal e começa a sonhar com o Duende, Gwen e os Osborns. O pesadelo atinge seu auge quando Peter pára de dominar suas ações enquanto dorme e vai ao covil do Duende Verde e veste o uniforme e as armas do vilão. Sem nenhuma consciência de seus atos, Peter passa a agir como o Duende Verde.

É então que fica claro o plano de Osborn. Ele ainda quer o seu herdeiro... e seu herdeiro será Peter Parker!!!

Mesmo não se lembrando de nada do que faz à noite, de dia Peter se esforça em resolver o caso do Senador Ward e descobre que ele, Arthur e o tal Alcance haviam trabalhado juntos anos atrás como agentes especiais e conseguiriam livrar o mundo de uma base da HIDRA que pesquisava um vírus alienígena. Este vírus acabou possuindo Ward depois dele trair seus parceiros em nome da ambição. Agora, ele estava unido aos alienígenas pretendendo extinguir a raça humana. Felizmente, graças à ação conjunta do aracnídeo, Alcance e Artur, tudo acabou bem. Logo em seguida, Osborn revela seu plano a Peter, que passa dias em cativeiro resistindo à lavagem cerebral, até finalmente escapar e se livrar do Duende Verde, pelo menos por enquanto.

Alguns dias depois, Peter finalmente reencontraria sua esposa. O tarado na verdade era um mutante telepático que não conseguia controlar seus poderes e estava enlouquecendo, até que o Homem-Aranha salvou sua vida um dia e ao tocá-lo acabou descobrindo todos os seus segredos. Decidido a tomar o lugar de Peter Parker, o mutante empreendeu um plano cujo primeiro passo era forjar a morte de Mary Jane para abalar seu oponente psicologicamente. Agora, finalmente os dois se defrontam num embate mortal. O mutante acaba explodindo e Peter tem sua esposa de volta. No entanto, nem tudo são flores. Depois desta experiência traumática, Mary Jane decide dar um tempo pra sua cabeça e os dois acabam se separando.E assim, termina mais uma fase na conturbada vida do herói aracnídeo.

Retorne ao Índice do Aranha

 

 

 

Comentários no nosso Boteco ou por

Retorne a página inicial