Homem-Aranha: Inimigos
Parte 1 A – C

Por (colaborador)

Abutre: Adrian Toomes e Gregoy Bestman eram sócios numa companhia eletrônica e Toomes inventou um campo eletromagnético que o fazia voar e lhe dava superforça. Logo após criar este invento, descobriu que seu sócio o traíra com desvios de dinheiro e resolveu se vingar. A partir daí, sob codinome de Abutre, iniciou longa carreira de crimes e se tornou um dos piores inimigos do Homem-Aranha. Bestman seria finalmente assassinado pelo Abutre muitos anos depois, quando ele estava às portas da morte e começou a cuidar de seus “preparativos fúnebres”. Na realidade, existiram três Abutres: o segundo foi Blackie Drago, que quando o Abutre estava doente e lhe revelou onde estavam suas asas, decidiu roubá-las para si. Isso fez o Abutre criar forças para voltar à ativa e Drago, depois de derrotado pelo original, desistiu da carreira. Houve outro, o Dr. Clifton Shallot, que estava envolvido num projeto de biomutação com as asas do Abutre original. Quando cortaram a verba de seu projeto, Shallot enlouqueceu e decidiu usar a si mesmo como cobaia, transformando-se no mais diferente Abutre que já existiu. No entanto, acabou preso e nunca mais voltou à ativa. Também existiu um grupo de bandidos que copiaram e aperfeiçoaram seu traje e equipamentos, mas os Abutres não duraram muito e Toomes é o único e verdadeiro Abutre.

Em parceria com o Camaleão, conseguira drenar a força vital da falsa mãe de Peter Parker, se tornando mais jovem. Assim nasceria o Novo Abutre, mas este teve vida curta. Depois de um confronto com D.K., ele voltaria à velhice. (Obs: D.K. é a sigla de David Kalen. Ele e o irmão estavam em conflito com as indústrias SANDERS, mas acabaram sendo atingidos por uma estranha explosão num lago contaminado por lixo nuclear. Seu irmão morreu e ele se tornou uma criatura viscosa, capaz de decompor tudo o que tocava. David acabou morto e sua última boa ação acabou ajudando o Homem-Aranha).

Beladona: vilã que tinha como intenção matar Roderick Kingsley, influente empresário e concorrente de suas empresas de moda. Beladona chegou a contratar um segundo Gatuno e conseguiu esconder sua identidade, até que o Aranha a desmascarou e ela nunca mais apareceu, tal como o outro Gatuno. No entanto, Roderick Kingsley, que não era nenhum santo, apareceria várias vezes, inclusive empresariando Mary Jane.

Besouro: Abner Jenkins havia construído, muitos anos atrás, uma armadura que lhe dava uma força sobre-humana com pontas de sucção nos dedos que lhe permitia aderir às superfícies e lhe conferia a capacidade de voar e disparar rajadas. A princípio como inimigo do Tocha Humana, o Besouro logo passou a infernizar a vida do herói aracnídeo, chegando inclusive a fundar o Sindicato Sinistro. Depois de muitos anos atuando como vilão de quinta, Jenkins ingressou nos Thunderbolts como o herói Mach-1 e atualmente está regenerado.

Bumerangue: Fred Myers era um jogador de Beisebol que, tal como o Mercenário, poderia fazer de qualquer objeto uma arma em suas mãos. Quando foi acusado de suborno, entretanto, Myers decidiu ingressar na organização criminosa do Império Secreto, onde tornou-se um assassino profissional. Depois de um frustrado confronto com o Hulk, passou a enfrentar o Homem-Aranha e foi recrutado pelo Besouro para formar o Sindicato Sinistro. Myers, porém, nunca aceitou a liderança do Besouro na equipe e isso foi um dos motivos que levaram o Sindicato à ruína.

Cabeça-de-Martelo: antigo inimigo do aracnídeo, era um gângster que fora baleado e estava às portas da morte quando foi encontrado por Jonas Harrow, que reconstruiu o seu crânio com placas de aço. Assim, o vilão poderia atravessar paredes com sua cabeça. Várias foram as suas investidas; contra o Dr. Octopus, contra o Rei e em determinado momento, foi o gângster número dois de Nova Iorque, perdendo apenas para o Rei e seguido do Camaleão. Hoje, o Cabeça-de-Martelo perdeu muito de seu status e praticamente nem é lembrado.

Cabelo-de-Prata: ainda jovem, Sílvio Manfredi veio da Itália e envolveu-se com a Maggia, logo passando a líder da organização. Entretanto, foi preso por sonegar imposto de renda e passou 30 anos atrás das grades. Ajudado por Dominic Tyrone, empreendeu uma guerra contra as quadrilhas para retomar o seu lugar. Na época, passou a ser chamado de Cabelo-de-Prata e traiu Tyrone. Quase morreu ao tentar utilizar a fórmula da juventude, regressando quase à não-existência, mas conseguiria reverter o processo, ficando trinta anos mais jovem. Tornando-se líder da HIDRA, foi deposto após uma derrota nas mãos da SHIELD e sofreu um acidente, caindo de considerável altura durante o confronto com o terceiro Duende Verde e o Homem-Aranha. Seu ex-sócio Dominic Tyrone, atentou contra sua vida e isso desativou o efeito do soro, fazendo ele voltar aos oitenta anos de idade. Neste estado, foi quase morto por Manto e Adaga, mas seu cérebro, parte do crânio e principais órgãos foram transplantados para o corpo de um ciborgue.

Novamente em confronto com Manto e Adaga, foi morto e retornaria tempos depois, quando o Resposta o reviveu a pedido do Rei, que pretendia controlá-lo. Num confronto envolvendo o Aranha, Manto e Adaga, o Rei e Resposta, o Cabelo-de-Prata recuperou o controle sobre si e foi novamente dado como morto durante a Guerra de Gangues, quando o mercenário Halloween o explodiu com uma bomba-abóbora. Retornaria tempos depois, planejando roubar o sangue do herói aracnídeo e conseguiria parte do sangue para voltar à ativa. Hoje, está quase fora de ação, mas ainda é um dos poderosos chefões de Nova Iorque.

O Camaleão: Dimitri Smerdiakov era um simples bandido que, no início de sua carreira, utilizava-se de máscaras para disfarçar-se de quem bem entendesse. Dissuadido de diversas operações pelo Homem-Aranha, o Camaleão se aperfeiçoou ao longo dos anos. De reles marginal passou a chefão do crime e sua tática de mudar de rostos foi alterada: ele perdeu seu rosto original, o qual foi remodelado e sua carne tornou-se maleável e alterável devido a estímulos elétricos controlados por um cinto. Assim, ele poderia copiar agora não apenas o rosto, mas o próprio corpo da vítima em questão. O Camaleão teve seu destaque como chefão por longos anos, até que seu ódio pelo Homem-Aranha o levou a perder tudo. Induzido pelo Duende Verde (Harry) a criar os falsos pais de Peter Parker a fim de tentar descobrir a verdadeira identidade do herói, ele acabou sendo pego e surpreendido por um Aranha furioso por ter perdido seus "pais" de novo. Entrando em crise de identidade e tornando-se insano, o Camaleão ficou preso um bom tempo em Ravencroft, até escapar e finalmente conseguir descobrir que o Homem-Aranha era Peter Parker. Ainda assim, não teve sucesso contra o herói e acabou aparentemente morto ao saltar da ponte do Brooklynn.

Canguru: Frank Oliver era um australiano que aprendeu a desenvolver habilidades naturais dos cangurus. Investiu contra o Aranha e, humilhado, foi encontrado por Jonas Harrow e ganhou um poder de verdade. Harrow o induziu a roubar um isótopo radioativo e depois de outro confronto com o Aranha acabaria morto pela radiação do isótopo. Mas ele ganharia um substituto anos depois. Este substituto, unido ao Mancha, Gibão e Urso, formou a Legião dos Perdedores, numa revanche contra o Homem-Aranha. No entanto, somente o Mancha e o Canguru foram presos. Urso e Gibão tentaram começar uma frustrada carreira de heróis. Para piorar, foram capturados pela mais ridícula vilã dos quadrinhos: a Coelha Branca. O Aranha já havia a enfrentado ao lado do Homem-Sapo e teve que intervir para salvar os dois idiotas.

Carniça: tempos depois da suposta morte do clone-aranha, surgiu um ser morto-vivo que sabia a identidade do Aranha. Ele repelia a matéria orgânica, flutuava, tinha o poder de matar tudo o que tocasse e tinha um pó da podridão que afetava os tecidos vivos. O vilão afirmou ser um clone de Miles Warren (o Chacal) envelhecido prematuramente no tanque de clonagem, descoberto por um estudante da Universidade (Randy Vale) que seria transformado pelo estranho ser em "Dardo". Carniça investiu contra o Homem-Aranha, que na ocasião fora ajudado pelo Tigre Branco. Ambos enfrentaram os vilões e uma ameba-aranha, mas os três (Carniça, Dardo e a ameba), acabaram mortos numa explosão (Dardo seria morto pelo próprio Carniça). Muitos anos mais tarde, logo após a saga Inferno, um colega de Peter na U.E.S., Malcom McBride, ao seguir Peter numa investigação ao laboratório do Chacal, encontrou o vírus Carniça e foi por ele infectado. Peter investigava uma história que o Alto Evolucionário lhe dissera, afirmando que tanto seu clone como o de Gwen Stacy não eram clones, mas pessoas infectadas com um vírus criado pelo Chacal e que assumiam a aparência do DNA replicado.

Lendo o diário do Chacal, Peter descobre que o Carniça era um vírus superdesenvolvido com o DNA do Chacal, seu clone era Anthony Serba e o de Gwen, uma estudante chamada Joyce DeLaney. Este Carniça II perturbou o Aranha por vários episódios, se unindo a Macendale como o Duende Macabro, dado como morto e retornando na Carnificina Total, até ser finalmente curado. Um longo tempo depois, um cientista da SHIELD (Alex Allen) descobriria o vírus e se tornaria o terceiro Carniça, dualizando o corpo do vilão com a mente de Warren, o Carniça original. Este confronto se deu depois da Saga do Clone e Peter já sabia que tanto o Carniça original quanto o falso Parker e a falsa Gwen Stacy eram realmente clones. Anthony Serba havia morrido e o Alto Evolucionário havia forjado toda a história por vingança, pois o Chacal o traíra no tempo em que ambos trabalhavam juntos em Wundagore, a cidade das aberrações genéticas. Depois de esclarecida a história toda, o terceiro Carniça foi derrotado e nunca mais apareceu.

Chacal: Há muitos anos, meses depois da morte de Gwen Stacy, surgiu o Chacal. Investindo contra o Homem-Aranha sem explicação, inclusive enviando o Justiceiro para matá-lo (detalhe: esta foi a primeira aparição do Justiceiro), ele chegou a criar um clone do herói. Na época, Gwen Stacy havia retornado da morte, sem lembranças do que aconteceu. Confuso, o herói seguiu com seus problemas aracnídeos, enfrentando o Escorpião e o Tarântula, enviados pelo Chacal. Depois de uma investigação com Ned Leeds, eles foram procurar o prof. Miles Warren da Universidade Empire State, para confirmar a teoria de que a segunda Gwen era um clone. O professor os indicou seu assistente, Anthony Serba, que segundo ele havia fugido com amostras de DNA humano. Porém, nocauteado pelo Tarântula, o herói foi capturado pelo Chacal, que se revelou como sendo o próprio prof. Warren. Sabendo da identidade secreta do herói, ele enviou o clone-aranha para que os dois se defrontassem num estádio. Ned Leeds estava aprisionado junto a uma bomba e Gwen tentou convencer o professor a parar com aquela loucura e acabou fazendo ele voltar a si. Warren libertou Ned, mas a bomba acabou explodindo e tanto o clone-aranha quanto o Chacal foram mortos. Somente muitos anos depois é que o clone do Aranha retornaria como Bem Reilly e o Chacal voltaria a aparecer, sendo responsável por toda a confusão provocada na Saga do Clone. Contudo, finalmente acabaria morto durante a saga. Ou, pelo menos, esperamos que sim.

Chance: Nicholas Powell é um mercenário diferente, que não cobra por seus serviços, mas exige que se façam apostas com relação a eles. Um jogador compulsivo, que vive apenas pela emoção do risco da aposta e pelo dinheiro. Enfrentou o Homem-Aranha diversas vezes, sempre contratado por algum milionário ou defendendo interesses próprios.

Consertador: outrora chamado de "O Terrível Consertador", Phineas Mason fez sua primeira aparição aliado a alienígenas que pretendiam dominar a Terra. Futuramente, revelar-se-ia que estes "alienígenas" eram na verdade comparsas de Mysterio. O Consertador perturbou o herói com sua diversidade de inventos geniais no início da carreira do Aranha usando um capanga chamado "Toy", que se revelou como sendo mais um robô. Com o passar dos anos, o "bom velhinho" deixou de atuar ativamente contra o Aranha e passou apenas a produzir construtos, armas e armaduras para vilões, para quem pagasse mais. Também ajudou a Gata Negra com equipamentos especiais para aumentar suas habilidades quando ela perdeu seus poderes. Hoje, o Consertador sumiu de vista, mas ainda está na ativa quando os vilões necessitam de seus serviços.

Corisco: James Sanders foi utilizado pelo Grande Mestre (um dos Anciãos do Universo Marvel) para criar um grupo de vilões chamado “Esquadrão Sinistro”. Originalmente era chamado de “Ciclone” (nada a ver com o assassino francês empregado pela Maggia) e tinha a habilidade de correr em alta velocidade. Depois que o Esquadrão se dispersou, passou a usar suas habilidades como criminoso, mas sem seus colegas do Sindicato Sinistro para ajudá-lo ele não passa de um vilão de segunda.

Retorne ao Índice do Aranha

 

 

 

Comentários no nosso Boteco ou por

Retorne a página inicial