// você está lendo...

Featured

ABRIL LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DO SUPERPATO

Praticamente reduzida aos quadrinhos Disney, nos últimos tempos, a Editora Abril, outrora maior editora de quadrinhos do país, até que tem lançado alguns materiais interessantes com a turma de Patópolis, vide a recente coleção História e Glória da Dinastia Pato, uma minissérie que reconta a origem da Família Pato desde o início da história, em duas edições em formato americano. Agora, é a vez de outro personagem antológico ganhar uma edição especial, ninguém menos do que o Superpato, que está fazendo 40 anos de criação, e é esse o intuito da edição especial: comemorar o seu aniversário de criação, no especial SUPERPATO: 40 ANOS, edição em formatinho, com 196 páginas, e distribuição setorizada.

O Superpato é na verdade Donald, o sobrinho do Tio Patinhas, que por um acaso do destino, encontra na abandonada Vila Rosa (uma espécie de vila particular há muito abandonada nas cercanias de Patópolis) o diário de Fantomius, um sujeito que se passava por vingador noturno, reparando injustiças cometidas contra ele e outras pessoas. Entusiasmado pelo relato do diário, e encontrando os apetrechos e uniforme do velhor justiceiro, Donald resolve assumir uma nova identidade, uma vez que também sofria diversas injustiças, em especial por parte de seu próprio Tio Patinhas, que não perdia a chance de explorar o próprio sobrinho, pra não falar das conversas de seu convencido primo Gastão, que sempre se vangloriava de sua sorte em cima do coitado.

Com seu carro equipado com diversos equipamentos, e mostrando muita inteligência e astúcia, o Superpato passa a ser um nome temido em Patópolis, em especial pelos fora-da-lei, que já se defrontaram com o vingador mascarado em diversas ocasiões, isso quando ele não vai à forra contra o Gastão e seu Tio Patinhas, pelas injustiças que acaba sofrendo deles. O personagem foi criado em junho de 1969 na Itália pelo roteirista Guido Martina e o desenhista Giovan Battista Carpi, e estreou na história Superpato, o Diabólico Vingador, que mostra a origem do personagem. Essa história já foi publicada algumas vezes no Brasil, mas só agora, nesta edição especial, é mostrada seu conteúdo integral, inclusive seu verdadeiro final, que até então era inédito, embora não se possa esperar nada de espetacular em relação ao que já se conhecia por aqui do personagem. Um ponto negativo da edição comemorativa é não trazer nenhum texto explicativo sobre as origens do personagem, bem como sua trajetória de histórias publicadas no Brasil, pela própria Abril.

Aliás, o Superpato ganhou muita popularidade no Brasil. Na década de 1980, chegou a ganhar edições especiais próprias, o Almanaque do Superpato, que republicava suas aventuras, que até então tinham sido editadas nas revistas Disney da época, em especial o clássico Almanaque Disney. A edição especial traz 7 histórias, incluída sua origem, e algumas inéditas. Entre as clássicas, está a aparição do Cartola Mascarado, alter ego do próprio Tio Patinhas, quando ele tentou competir com o Superpato e a Superpata como herói.

Na década de 1990, uma nova “versão” do Superpato foi produzida pelos italianos, que apresentaram uma abordagem mais sombria e adulta do personagem, que enfrentava as forças do mal em uma Patópolis futurista, mas ainda apresentando personagens conhecidos, como o Tio Patinhas e os sobrinhos. Nessa versão, Donald tinha até a tutela de um computador, que coordenava suas ações como Superpato. Esta nova versão não fez muito sucesso, e acabou cancelada na Itália. A Abril chegou a lançar parte deste material por aqui, mas a exemplo do que aconteceu na Europa, os fãs nacionais também não aceitaram muito bem esta nova abordagem. De positivo, apenas a qualidade gráfica da edição nacional, em formato americano e papel especial.

Comentários

No comments for “ABRIL LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DO SUPERPATO”