Top Pop - Mestres do preto-e-branco

Como parte das homenagens do Pop Balões a Alex Toth, falecido no último dia 27 de maio, selecionamos os cinco maiores artistas que trabalharam com preto-e-branco nos quadrinhos. Não aqueles que simplesmente não quiseram ou não puderam dar cor aos seus desenhos, mas aos verdadeiros mestres do chiaroscuro, a técnica que explora a força do contraste entre luz e sombra.

Estes artistas se destacam por dar aos quadrinhos nuances e atmosferas carregadas de intensidade. O universo de suas criações chega a parecer palpável para o leitor que se deleita com as composições mágicas de cada quadrinho.

1. Hal Foster: As pranchas que Foster criou para Príncipe Valente são uma prova irrefutável de que a habilidade e a sensibilidade deste quadrinhista esta à altura de qualquer outro ilustrador. Seu perfeccionismo inspirado até hoje faz com que muitas pessoas que nem lêem quadrinhos se impressionem com tantas cenas ilustradas por Foster e ainda mais com as histórias maravilhosas que elas formam. Graças a Foster, o cenário de Príncipe Valente ganha as dimensões da vida real, com volumes e texturas dotadas de seu próprio peso e movimento, em sintonia com os gestos bem expressados de cada personagem.

2. Bernie Wrightson: No gênero em que o preto e branco é o estilo por excelência, Bernie Wrightson se tornou um mestre. Seus quadrinhos de horror têm uma atmosfera verdadeiramente tensa e assustadora que parece extrapolar os limites da revista e tomar todo o ambiente onde o leitor está. As sombras são massivas e a luz que há apenas deixa tudo mais sinistro. Juntamente com Len Wein, criou o Monstro do Pântano, em 1971. Sem dúvida, as ilustrações que fez para Frankenstein são a melhor representação da atmosfera deste clássico do horror.

3. John Buscema: Na fase em que desenhou Conan, Buscema aplicou todo o vigor da vanguarda da Marvel à fantasia medieval e com isso criou um dos maiores heróis de aventura dos quadrinhos. A força do bárbaro cimério pode ser vista tomando conta de cada quadrinho, fazendo do cenário um verdadeiro palco para o confronto de homens selvagens com seres míticos.

4. Mike Mignola: Ele já foi chamado de o artista preferido dos artistas e não foi sem razão. Já nos anos 80, Mignola se destacava por seu estilo totalmente incomum, sem nenhuma pretensão de ser foto-realista como sempre ditou o padrão dos super-heróis. Seus personagens estão sempre envolvidos pelas sombras que escondem a aparência e revelam o que eles têm de mais escondido.

5. Frank Miller: Depois da excelente narrativa visual, a habilidade de Frank Miller com o alto-contraste em preto-e-branco, levada à enésima potência nas diversas séries de Sin City, é seu maior talento. Nos quadrinhos de Miller há muito mais espaços escuros, totalmente cobertos por nanquim, do que em branco. No entanto, suas figuras continuam sempre em movimento, numa dança macabra e violenta, própria da Cidade do Pecado.

 

Top Pop Anteriores

Poderes Mutantes

Veículos

Artefatos Mágicos

Momentos Wolverine

Personagens Espaciais

Turismo Imaginário

Momentos de Catarse Rock nos Quadrinhos

Momentos Gloriosos do Rock nos Quadrinhos

Coadjuvantes Indispensáveis

Bugigangas

Momentos de Fúria

Esse é Para Casar

Essa é Para Casar

Sexy Boys

Mulheres Sexy

Espírito Heróico

 

Comentários no nosso Boteco ou por

 

Retorne a página inicial