Boteco

 

Top Pop Heróis Urbanos

Salvo alguns heróis espaciais ou aqueles que vivem em outras dimensões ou espaços, a maioria dos heróis está sediado em uma cidade, contudo, poucos podem se dizer verdadeiramente heróis urbanos. Quem acompanhou a série mais recente do Cavaleiro da Lua, já no primeiro número viu uma excelente delimitação da área de atuação de cada herói feita pelo roteirista Charles Huston. Ele quis mostrar que o Cavaleiro da Lua é um verdadeiro herói urbano, sem grandes vilões fantasiados, monstros, ameaças à realidade e coisas do gênero.   

O herói urbano é um sujeito que fica nas ruas, correndo atrás de ladrões, impedindo crimes, salvando as pessoas. Ele é o tipo de herói que as pessoas precisam, não que não precisem de alguém que impeça os maníacos que querem dominar o mundo, mas é aquela solução necessária e imediata que só um verdadeiro herói que seja das suas “quebradas” pode resolver.  

1- Arqueiro Verde: Oliver Queen abre essa lista porque ele é o verdadeiro herói que tem que estar ali, nas ruas, junto com as pessoas, resolvendo questões sociais e locais. Já tentaram tirar ele da sua praia e colocá-lo em aventuras cósmicas junto com o se amigo Lanterna Verde, contudo, rapidamente perceberam que o Arqueiro não funciona fora do seu habitat. Assim, depois que assumiram definitivamente esse lado urbano do personagem passaram a mostrar, inclusive, o orgulho que ele sente por fazer um trabalho local, tanto que ele várias vezes ele já disse que estava na Liga da Justiça para garantir que eles não se sentissem deuses demais a ponto de esquecer as pessoas.   

2- Luke Cage: Ele teve uma origem bem peculiar, foi um presidiário que foi submetido à um tratamento experimental e que deixou com uma pele impenetrável e, depois disso, conseguiu fugir da prisão e iniciar uma nova vida. O interessante é que quando fugiu da cadeia, Luke voltou para o seu bairro, o Harlem, uma região de Nova York onde predomina a população negra, e passou à fazer um trabalho parecido com o do Demolidor, mas à sua maneira. Cage combate o crime no seu bairro, serve de fonte de inspiração para a molecada por ser alguém como eles, mas, ainda tem que garantir o seu sustento, para isso ele tem uma empresa de Heróis de Aluguel. Mesmo quando entrou nos Vingadores, Cage não mudou, ele inclusive levou os Vingadores a praticarem um conceito de “heroísmo de impacto” onde, de tempos em tempos, o grupo vai para um bairro barra-pesada e prende todos os criminosos. Cage ainda merece um destaque por sua participação na Guerra Civil. Antes de tomar partido por qualquer um dos lados, ele garantiu que estaria dando um bom exemplo para o seu bairro. Então, quando saiu a lei de registro de super-heróis, ele simplesmente foi para a sua casa e ficou lá, em paz, o que todos tem o direito de fazer, e só agiu quando agentes do governo entraram derrubando a sua porta.   

3- Questão: Em vários aspectos o Questão é um herói bem atípico. Não usa necesariamente um uniforme, tem motivações pouco convencionais e um comportamento bem peculiar. Ele também se concentra e agir na sua própria cidade, Hub City, porém, não se limita a prender os criminosos locais, mas trava uma luta maior contra o governo corrupto do lugar. Na série escrita por Denny O´Neil, Hub City é retratada com a cidade mais corrupta e violenta do país, superando até mesmo Gotham City, lar do Batman. Atualmente, após ter se transformado numa espécie de xamã urbano, capaz de "ouvir"  a cidade, o personagem tem aparecido ao lado da detetive Montoya, na série 52, agora no papel de protetor de Gotham na ausência do Homem-Morcego, mas ainda com a mesma característica de herói urbano.   

4- Demolidor: Esse é outro que mais urbano impossível, uma vez que nem do seu bairro, a Cozinha do Inferno, ele sai. Matt Murdock não teria como agir em grupos como os Vingadores para ajudar em ameaças globais, mas, várias vezes, ele teve a oportunidade de sair de seu bairro e usar suas habilidades para outros fins, como espionagem, mas isso não é para ele. Tanto como Demolidor quanto como advogado, Murdock quer ajudar as pessoas de seu bairro, quer tornar aquele um lugar mais decente. Mesmo no auge de sua loucura, quando ele depôs o Rei e assumiu seu posto, ele se manteve no bairro e decretou que todos os bandidos deveriam sair da sua região.   

5- Lazarus Ledd: Esse é um personagem italiano infelizmente pouco conhecido no Brasil. Criado por Ade Capone, a revista durou apenas seis edições por aqui, mas deu uma boa idéia do que se propunha, principalmente em seu número 0. Ledd foi um agente altamente treinado de uma organização secreta que fugiu para viver uma vida normal. Como é de se esperar... nunca nada é tão normal nos quadrinhos. Ledd trabalha como taxista a noite e, volta e meia, vê algo estranho acontecendo pelas ruas da cidade e, seu lado heróico sempre fala mais alto nessas horas e, por mais que ele relute, acaba se metendo em vários crimes e resolvendo vários problemas. Mas no fundo, no fundo, ele tenda ser apenas um taxista vivendo nas ruas da cidade. 

 
 
 
 

 

Top Pop Anteriores



Comentários no nosso boteco ou por



Retornar a página inicial